Contato

MAS finaliza manutenção e modernização do sistema elétrico do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear

MAS finaliza manutenção e modernização do sistema elétrico do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear

A Fundep (Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa) contratou a MAS Engenharia para a execução dos serviços de engenharia e obras de reforma, modernização e ampliação do sistema elétrico do CDTN – Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear.

Cenário

As subestações de energia da unidade precisavam de manutenção e ampliação, visto que já haviam se passado  vários anos desde  sua implantação.
Desta forma, as subestações encontravam-se fora das normas atuais apresentando riscos a operação do sistema e aos usuários locais.

Realização

O projeto foi iniciado em setembro de 2018 junto às dependências do CDTN, localizado dento do  do campus Pampulha da UFMG - Universidade Federal do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A contratação foi para execução dos serviços de engenharia e obras de reforma, modernização e ampliação do sistema elétrico, constituído de 5 subestações elétricas que alimentam a URT (Unidade do Reator Triga) e instalações associadas do CDTN.

Em sua execução, foram utilizados os principais equipamentos:

- Transformadores a seco
- Disjuntores de média tensão a vácuo, sendo 2 unidades com relé de proteção e TC incorporado.
- Relé de proteção Pextron 7104
- Quadro geral de baixa tensão com capacidade de 1600A – 42kA;
- Quadro geral de baixa tensão com capacidade de 800A – 42kA;
- Quadro geral de baixa tensão com capacidade de 400A – 42kA;

Foi executado também a construção civil de uma das subestações de energia totalizando uma área aproximada de 40m2.

Conclusão

O objetivo deste projeto era realizar a adequação das subestações de energia às normas vigentes, garantindo a segurança das instalações e qualidade no fornecimento de energia elétrica.
O grande desafio foi coordenar os diversos desligamentos no fornecimento de energia para a localidade. Eles ocorreram sempre aos finais de semana.

Voltar